quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Barraquinha da Taverna: Download do wLaunchELF testado e funcionando

 

Ah sim, o PlayStation 2, sem dúvida o melhor console já lançado na história dos videogames. Também, com sua extensa biblioteca com títulos divinos que envelheceram como vinho e continuam divertidos mesmo depois de mais de duas décadas, digo com tranquilidade que vai demorar muito até surgir algum console capaz de competir com o velhinho da Sony. Isso é, SE surgir algum dia. Posso dizer sem medo de errar que mesmo em 2022 ainda vale muito a pena ter um PS2 e que mesmo hoje seus jogos lendários deixam uma mensagem bem clara aos desenvolvedores atuais: de nada adianta gráficos ultra-hiper-power-mega-blaster realistas e efeitos cinematográficos sem uma boa história e uma jogabilidade divertida. OUVIU CUCKMANN, SUA PIRANHA?!

Embora a experiência de jogar no hardware original seja BEM melhor que em um emulador, isso também tem suas desvantagens. Em um mundo cada vez mais digitalizado, DVDs estão desaparecendo cada vez mais. Os pirateiros de confiança estão começando a focar cada vez menos em jogos piratas e mais em celulares e consoles atuais (não os culpo e faria o mesmo no lugar, afinal eles também tem que comer), as lojinhas de informática e papelarias estão parando de vender DVD-R para que você mesmo possa gravar seus jogos em casa, PCs estão começando a serem vendidos sem gravador de CD/DVD e mesmo os jogos que você tem há tantos anos na sua coleção já não rodam mais como antes, pois infelizmente o DVD não é uma mídia semi-indestrutível como o blu-ray e é bem provável que ela pare de funcionar ao longo dos anos. E é aí que vem a salvação para os amantes de PS2: o wLaunchELF, pré-requisito para instalar o OPL no seu memory card, permitindo que você carregue seus jogos através de um pen-drive, HD externo, por uma rede SAMBA ou mais recentemente, por meio de um cartão SD inserido em um memory card modificado, não te deixando tão dependente de DVDs, e é disso que eu vou tratar aqui.

Como eu disse, continua atual em 2022

Pois bem. O OPL, sigla para O Pau Largo Open Playstation Loader, é um software homebrew (quer dizer um programa que foi feito por hackers sem o conhecimento ou o consentimento da Sony) que pode ser instalado em um memory card de um PS2 desbloqueado (ou seja, quase todos existentes no Brasil e que não pertencem a um riquinho boiola) e permite que o seu console rode arquivos ISO dos jogos a partir de vários métodos, como por meio de um pendrive, um HD externo, uma rede SAMBA, um memory card modificado com um cartão SD etc. Os métodos são vários e não é deles que eu vou falar aqui no artigo, e sim de um complemento específico para você instalar o OPL: o wLaunchELF.

O wLaunchELF nada mais é que um gerenciador de arquivos que você precisa queimar em um DVD (pois é, o OPL consiste em eliminar a necessidade de um DVD mas para usar ele você precisa usar um DVD pela última vez; ah, a ironia). Esse gerenciador é apenas a versão do clássico uLaunchELF que recebe atualizações até os dias atuais. Permitam-me explicar: o uLaunchELF é um programa bem antigo que já está por aí faz tempo, mas por razões desconhecidas seu criador parou de atualizá-lo e o mesmo não recebe atualizações há mais de 10 anos. Por conta disso, um grupo de almas caridosas decidiu assumir o projeto e continuou a lançar suas atualizações até hoje, o que garante melhor funcionamento e compatibilidade com os sistemas atuais, e assim nasceu o wLaunchELF, ou WLE para abreviar. O WLE é necessário para que você acesse os arquivos do OPL (ou do FreeMCBoot, caso você prefira um pacote completo) e execute o instalador para que ele seja instalado diretamente no seu memory card, aí é só alegria.

Mas é aí que vem o problema. A internet tem diversas ISOs do WLE por aí e a maioria dela estão desatualizadas e muitas nem mesmo funcionam no PS2. Isso acontece porque o WLE é um programa bem pequenininho, de apenas 432 MB, e se você simplesmente queimá-lo em um DVD o PS2 não irá conseguir lê-lo. A partir daí vem um processo bem chatinho onde você precisa descompactar o arquivo, gerar um arquivo chamado "dummy" de 1 GB simplesmente pra ocupar espaço no DVD e o PS2 conseguir iniciar o WLE e vários outros detalhes, o que pode acabar inutilizando vários DVDs e desanimando muita gente.

MAS NÃO TEMA! Para facilitar o trabalho de vocês, eu criei uma ISO com o WLE já queimado junto com o tal do arquivo dummy e mais um arquivo de configuração programado por mim para garantir que o WLE seja executado como prioridade, devidamente testado e funcionando, e eu irei disponibilizá-lo aqui para demonstrar meu apoio para a preservação de jogos, já que a indústria quase não dá atenção pra isso.

Aproveitem!

Links para download:

[OPÇÃO 1] Google Drive

[OPÇÃO 2] MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário