quinta-feira, 31 de março de 2022

Persona 4 Golden: configurações de party

 

Faz tempo que eu não escrevo aqui, não é mesmo? Sendo mais exato, tirando o merchan da NordVPN, faz mais de um ano. Eu acabei largando um pouco o blog porque a página do Facebook estava trazendo mais retorno, mas ele nunca foi esquecido, não senhor! Bem, eu estava com saudades de escrever guias, então eu decidi finalizar a série de Persona 4 Golden que eu comecei ano passado em grande estilo! Para tal, hoje eu vou analisar como os membros da equipe principal funcionam pra ajudar vocês a criarem a melhor configuração pra vocês. Simbora!

Eu vou trazer mais jogos depois disso, prometo!

Yosuke

No geral, Yosuke é um membro (da party, não pensa merda seu IMUNDO!) bem flexível e que consegue se sair bem na maioria das situações. Os status dele são bem equilibrados e ele ganha habilidades de dano físico e mágico de vento com danos razoáveis em ambos. Além disso, ele também ganha duas excelentes habilidades de suporte: Masukukaja/Youthful Wind (ambas aumentam evasão/crítico da party inteira, com o último ainda curando um pouco de vida) e Dekaja (anula todos os buffs de todos os inimigos). O último, pra ajudar, ele ainda ganha relativamente cedo, o que vai ajudar BASTANTE a party.

O único defeito do Yosuke é que falta um pouco de poder bruto pra ele e por conta disso o dano dele é um pouco baixo em algumas situações, o que acaba o deixando em desvantagem contra chefes.

As habilidades que ele ganha nos passeios de bicicleta no geral são meh e não recomendo você pegá-las.

Habilidades do Social Link: Trafuri, Dekaja, Auto-Sukukaja, Diarama, Evade Elec

Habilidades do passeio de moto: Confuse Boost, Megido, Green Wall, Makara Break, Diarahan

Chie

Chie é uma dos DPS físicos principais do jogo. No início de P4, ela também ganha magias de gelo, mas não vale a pena em absolutamente nada manter essas habilidades, isso porque o status de magia da Chie é baixíssimo e, por conta disso, ela tem pouca mana e seu dano mágico é BEM baixo, além de que ela só ganha magias de gelo até Bufula (rank médio) e apenas Ice Boost, sendo que Ice Amp é o que realmente aumenta consideravelmente o dano de gelo. Por conta disso, o recomendado é que você descarte as habilidades de gelo dela assim que o Teddie entra pra party, pois a partir daí elas não terão utilidade alguma, e concentre apenas no dano físico. Ela também ganha Dragon Hustle, que aumenta todos os atributos (ataque, defesa e crítico/evasão) pra toda a party, mas que infelizmente consome toda a mana dela.

Ela causa um dano físico excelente e ainda possui uma boa margem de crítico e várias habilidades para aumentá-lo ainda mais, sendo ótima para fazer farming e exploração. Chie também possui um status de agilidade bem alto, permitindo que ela desvie da maioria dos ataques sem muitos problemas.

O defeito da Chie é que a endurance dela é um pouco baixa, e por conta disso ela não tem muito HP e, caso ela não consiga desviar do ataque, o mesmo vai doer bastante, e como as habilidades físicas usam HP, você vai precisar curá-la constantemente.

As habilidades que ela ganha nos passeios de moto também são bem meh no geral.

Habilidades do Social Link: Rebellion, Ice Boost, Revolution, Bufula, Evade Fire

Habilidades dos passeios de moto: Hama, Mind Slice, Hamaon, Tetra Break, Bufudyne

Yukiko

Como eu disse quando entreguei o título de Musa Inspiradora pra Yukiko lá na página do Facebook, ela é de longe uma dos membros mais quebrados da party inteira. Todas as configurações que eu já montei até hoje usam ela e quase todo mundo que eu conversei que já jogou P4 também usa ela em todas as configurações. Isso acontece por um motivo: o status de magia dela é ALTO PRA CACETE, e por conta disso ela tem uma mana virtualmente infinita (equipe ela com um Chakra Ring, que reduz o custo de todas as magias pela metade, e AÍ SIM essa mana fica infinita) e as magias de cura dela são SUPER EFETIVAS, bem como o dano de fogo dela, que transforma ela basicamente em uma bomba napalm ambulante.

Já começa que ela ganha Divine Grace (aumenta a efetividade de todas as curas em 50%) relativamente cedo, o que já deixa ela uma healer bem roubada, e lá pro final do jogo ela ainda é a única personagem principal exceto o protagonista que ganha uma magia de dano severo, Burning Petals, o que casa perfeitamente com o status de magia roubadíssimo dela. Além disso, se você for em cinco passeios de moto com ela, ela ganha um FUCKING MIND CHARGE, que simplesmente DOBRA O DANO MÁGICO DELA. Como eu disse, eita menina quebrada!

A única fraqueza da Yukiko é a maldição do healer que afeta todos os RPGs. Ela tem vida e resistência bem baixas e qualquer golpe pode ser fatal.

Habilidades do Social Link: Mudo, Divine Grace, Amrita, Mudoon, Evade Ice

Habilidades dos passeios de moto: Valiant Dance, Matarunda, Red Wall, Spirit Drain, Mind Charge

Kanji

A build do Kanji é relativamente simples: ele só bate e bate forte, podemos dizer que ele é basicamente o bárbaro de P4. A build dele consiste basicamente de habilidades de dano físico, habilidades para aumentar ainda mais o dano físico e habilidades para aumentar o tank dele, além da sua habilidade final, The Man's Way, que tenta derrubar todos os inimigos que estiverem na tela. Ele é o único membro da party que tem acesso a Primal Force, a terceira melhor habilidade de dano físico do jogo inteiro, estando atrás apenas de Pralaya e Hassou Tobi, ambas acessíveis apenas ao protagonista. Além da força dele ABSURDAMENTE alta, o que garante um excelente dano físico, ele também tem uma endurance igualmente absurda e tanka muito bem.

O defeito do Kanji é que ele realmente não faz muita coisa além de bater e tankar e que todas as habilidades dele são de alvo único, o que dificulta um pouco a limpeza de dungeons.

As habilidades que ele ganha nos passeios de moto não são grande coisa, talvez só fast heal (reduz a duração dos status negativos pela metade).

Habilidades do Social Link: Dizzy Boost, Masukunda, Power Charge, Regenerate 3, Evade Wind

Habilidades dos passeios de moto: Media, Atom Smasher, Blue Wall, Fast Heal, Mediarama

"Mas qual DPS físico é melhor? Chie ou Kanji?"

Essa é uma pergunta bem comum entre os jogadores, mas na verdade não há uma resposta conclusiva, tudo depende da sua configuração e de como você quer usar a party. Chie tem agilidade alta e consegue desviar dos ataques na maioria das vezes, crítico alto e várias habilidades que aumentam ele ainda mais, por isso ela se sai melhor para farming e exploração de dungeon, mas não tanka nada bem e qualquer tapa que ela tomar pode doer bastante. Kanji bate MUITO forte e tanka MUITO, por conta disso ele sai em vantagem em batalhas contra chefes, mas quase nunca consegue desviar e sempre vai precisar de cura. No fim das contas, veja o que faz mais sentido pra você e a sua build.

Rise

Não há muito o que falar da Rise, afinal ela é a navegadora do time, ela não entra nas batalhas e apenas presta suporte de maneira automática, e ela sempre ganha XP no final e apenas vai upando junto com o time. Apenas deixo uma dica: as habilidades que ela ganha tanto pelo Social Link quanto pelos passeios de moto são QUEBRADOS PRA CARALHO e vão salvar o seu rabo das labaredas do inferno várias vezes, então complete o Social Link da Rise CUSTE O QUE CUSTAR!

Habilidades do Social Link: Treasure Radar, Enemy Radar, Weakness Scan

Habilidades dos passeios de moto: cada passeio aumenta o dano causado pela Rise durante um All-Out-Attack até um máximo de 5 vezes

Teddie

Bem, aqui é um pouco complicado pra mim, pois eu usei o Teddie bem pouco. Não me entendam mal, eu não daqueles fãs frescoides que ficam com "AIN, TEDDIE MACHISTE FICA DANDO EM CIMA DAS MENINAS, QUE CHATO MEU" (aliás, se você pensa assim, faça um favor pro mundo e vá brincar de cabra-cega dentro de uma siderúrgica em funcionamento), na verdade eu amo o carinha, ele só não faz muito sentido na minha build, mas ele não é um membro ruim nem nada do tipo, ele cumpre bem a sua função. A função do Teddie é ser a segunda opção de healer dentro do jogo, mas ele acaba sendo deixado pra trás pela Yukiko, que possui um status de magia bem maior e ganha Divine Grace (embora você possa equipar o Teddie com um acessório chamado Blessed Hands, que praticamente dá essa habilidade pra ele), além de ter as magias de gelo que a Chie não ganha e algumas habilidades de suporte que podem ser bem úteis, como Amrita (remove status negativos) e Dekunda (remove os debuffs da party inteira). Algumas pessoas gostam de deixar a Yukiko focada no dano e colocar o Teddie como healer, função que ele se sai bem.

A desvantagem dele é justamente essa, ser uma segunda opção. Ele ganha apenas uma habilidade boa pelos passeios de moto (Dekunda).

Habilidades do Social Link: Auto-Rakukaja, Recarm, Marakunda, Samarecarm, Evade Elec

Habilidades dos passeios de moto: Dekunda, Life Drain, Mustard Bomb, White Wall, Evade Physical

Naoto

Como posso colocar isso de maneira simples? A Naoto é simplesmente a melhor membro da party. Não tem como, praticamente TODAS as skills que ela ganha são excelentes e tem hora que é difícil escolher apenas algumas. De certa maneira, a Naoto ganha tantas skills boas que eu digo tranquilamente que não existe uma "build otimizada" pra Naoto, você apenas precisa ver quais fazem mais sentido na sua build.

Para ter noção, a menina ganha habilidade de dano alto para TODAS as magias elementais, magias de luz e trevas (que mais ninguém na party ganha), Megidolaon (dano severo de almighty para todos os inimigos. É um dano especial que é imbloqueável mas em contrapartida não recebe nenhum boost) e até mesmo Angelic Grace (50% a mais de chance de desviar de magias). No meu caso, eu preferi usar as magias de luz e trevas para limpar os mobs e Megidolaon+Mind Charge pros chefes, mas como eu disse, ela ganha tanta habilidade boa que é difícil achar a "melhor build" pra ela. Veja qual faz mais sentido pra você.

Habilidades do Social Link: Invigorate 1, Mind Charge, Invigorate 2, Heat Riser, Invigorate 3

Habilidades dos passeios de moto: Bufudyne, Ziodyne, Tetraja, Myriad Arrows, Angelic Grace

Bem, é isso. Agora vocês já sabem quais builds eu geralmente uso em P4 e vários jeitos de otimizá-las, bem como as forças e fraquezas de todos do grupo principal, agora basta verem qual build se encaixa melhor pra vocês.

Eu estava com saudade de escrever aqui no blog e tava sentindo falta de escrever um guia, foi bom botar o sangue pra circular de novo. Agora que a série de Persona 4 Golden que tava aí há mais de um ano finalmente saiu do papel, nada melhor do que falar de mais jogos também, não é? Os outros Personas já estão praticamente confirmados, mas podem deixar que teremos mais alguns RPGs e outros jogos também.

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EXCELSIOR!

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