Sim, mais uma vez estamos aqui pra falar do jogo que estou viciado atualmente e que foi o responsável por criar minha admiração pela Atlus e meu vício na série Shin Megami Tensei. Inclusive, estou jogando o Persona 3 FES nesse exato momento e já baixei toda a série principal de SMT para jogar mais o if... (estou bem curioso pra esse, ouvi falar que a ideia de Persona surgiu desse jogo) e os dois Digital Devil Saga. E foi aí que eu descobri que vou começar pelo SMT Nocturne ou IV, porque eu não entendi porra nenhuma dos SMT de Super Nintendo e não sei nem aonde tem que ir naquela merda.
Ok, podem me chamar de poser agora. E vá chupar um camelo, por obséquio.
Enfim, hoje eu vim aqui pra falar de Persona 4 Golden, como vocês devem saber se leram o título do artigo. Mais especificamente, sobre os personas. No game, os personas funcionam como uma espécie de pokemón do capeta, e são eles quem dão poder para os protagonistas conseguirem entrar e lutar no Midnight Channel Lá, você pode conseguir os personas mais básicos explorando a dungeon e derrotando inimigos, mas para conseguir os mais poderosos você precisa pegar os personas certos e realizar uma fusão de dois ou mais personas para consegui-los. Enquanto isso, você vai adicionando cada um deles ao seu compêndio até pegar todos. Embora no final você provavelmente irá usar apenas uma quantidade seleta de personas, o design das criaturas é tão maneiro que já é motivo o suficiente para você querer conseguir todos. Afinal, tem algo mais legal do que um pinto em uma carruagem?
Personas, temos que pegar, isso eu sei, pegá-los eu tentarei! |
Izanagi
"Oras encarcerado, como ousa colocar o Izanagi nessa lista? Izanagi é o persona inicial do protagonista e é um bosta que vai ser fundido em pouquíssimo tempo! VOCÊ NÃO SABE NADA DO JOGO, POSER, VIVA O FELIPE NETO!"
E é por isso que você não consegue uma namorada, Thiaguinho. Ao invés de ter paciência, farmar, coletar XP, fazer algumas fusões e calcular como tudo deve ser feito da melhor maneira, você já vai em direção ao alvo sedento como uma hiena e faz merda atrás de merda.
Se funcionou comigo? Ora bolas, claro que sim, vocês sabem que eu tenho uma namorada. Ela é uma japonesinha de cabelo curto fanática por bife e kung fu e está sempre me arrastando pros treinos dela.
...
Esse artigo é sobre Persona, o que você esperava?
...
NÃO OUSE ME JULGAR, FARISEU!
Enfim. Izanagi é o persona inicial do protagonista, e de fato quando despertamos ele, a criatura é uma bosta que dá pouco dano, não tanka porra nenhuma e que as habilidades são mais misturadas do que a comida aguada da sua tia Maria e que, por conta disso, deixam esse persona incompetente em quase tudo. De fato, 95% dos jogadores de Persona 4 fundem ele na primeira oportunidade que têm. Não que isso adiante muito, pois na primeira dungeon sua equipe ainda está incompleta e vai inevitavelmente ficar desfalcada e você vai ter o seu rabo comido de qualquer maneira.
Porém, embora Izanagi seja desprezado por quase todos os jogadores, caso você decida mantê-lo até o final do jogo ele mostrará que pode ficar um persona bem quebrado quando você já estiver mais avançado no jogo. Isso acontece porque durante Izanagi é o persona mais balanceado que o jogo tem, durante todos os níveis seus status ficam bem equilibrados, e se você farmar bastante e fizer o shuffle time da maneira certa, é possível até maximizar todos os status dele, e com isso você pode deixar o Izanagi cumprir qualquer papel que lhe seja imposto.
Precisa de um healer? Um suporte? Um DPS? Um tank? Não importa, basta ter as skill cards necessárias que Izanagi poderá fazer qualquer trabalho. Eu geralmente deixo ele com Maziodyne e Elec Boost e Amp porque ele já ganha habilidades elétricas naturalmente e os seus amigos não ganham magias elétricas (bem, o Kanji ganha, mas o status de magia dele é ridiculamente baixo), Primal Force por ser a terceira melhor habilidade de ataque físico (as duas são exclusivas de seus respectivos personas, mais informações abaixo), Absorb Wind e Physical, para eliminar a fraqueza dele e deixar ele com uma boa habilidade de tank, já que boa parte dos ataques do jogo são físicos, e Repel Light para evitar um hit kill, isso sempre é frustrante.
Black Frost
Black Frost é um dos melhores personas para o início até mais ou menos a metade do jogo, pois ele pode ser obtido em um nível relativamente baixo e ganha Agidyne, a terceira magia de fogo mais forte do jogo (as duas primeiras são exclusivas de um persona que falarei mais pra baixo e da Yukiko) em um nível bem baixo se comparado ao nível que você geralmente pode ter acesso à essa magia. Por conta disso, ele é um DPS bem competente e você não vai largar ele tão cedo. Na minha primeira gameplay, eu fiquei travado no boss bebê megazord que certamente é usado como argumento para liberar o aborto, pois eu estava com um nível bem baixo e não conseguia enfrentar ele. Foi por aí que eu fundi o Black Frost e fiquei farmando igual um desgraçado até liberar Agidyne, aí foi só fazer o filho do capeta comer fogo.
Além do Agidyne, ele não tem nenhuma fraqueza, então vai te poupar de algumas dores de cabeça e vai economizar espaço de habilidades, se preocupe só em conseguir um Repel Light pra evitar um hit kill no meio da fuça. Algumas habilidades que vão bem com ele são Fire Boost e Amp, Mind Charge e Invigorate 2 ou 3, já que ele é focado em magia.
Loki
Loki é o ultimate persona da Fool Arcana, e provavelmente será o primeiro persona desse tipo que você vai pegar, já que o Fool social link progride automaticamente junto com a história. Loki é basicamente um persona que equilibra bem força e magia e, por conta disso, pode se sair bem tanto com habilidades físicas quanto mágicas. O motivo dele ficar nessa lista é por conta da sua magia exclusiva, Nilfheim, que é a magia de gelo mais forte do jogo e a única do tipo que causa dano severo, uma escala restrita a algumas poucas habilidades exclusivas.
Algumas habilidades boas para serem usadas com Nilfheim são Ice Boost e Amp, Absorb Fire, o que já manda a fraqueza elemental dele pro quinto dos infernos, e Repel Light para evitar o velho hit kill. Se você decidir focá-lo em magia, Spell Master é uma boa opção, já que ela deixa o custo de todas as magias cair pela metade.
Reparem que mesmo ele sendo focado em magia eu não sugeri colocar Mind Charge nele e não vou sugerir em nenhum persona daqui pra frente. Tem um motivo pra isso, guarde isso e continue lendo.
Thor
Como todo mundo já deve imaginar, Thor é o persona com a melhor magia elétrica, Thunder Reign, porém ele é um persona mais focado em habilidades físicas do que mágicas, então não é sempre que a magia máxima dele vai ser aproveitada da melhor maneira. Como de costume, Elec Boost e Amp são praticamente obrigatórios para maximizar o dano da magia, além de Absorb Wind e Repel Light e Dark para eliminar as fraquezas dele.
Surt
Surt é o persona definitivo pra magia de fogo, e ele é quem ganha Ragnarok, a magia de fogo definitiva, sendo o mago de fogo definitivo junto com a Yukiko, que ganha Burning Petals, a única magia de fogo de área que dá dano severo, e como ele possui um status de magia bem alto e é focado nisso, é um dano muito eficiente. Como de costume, deixe ele com Fire Boost e Amp e elimine suas fraquezas com Absorb Ice e Repel Light e Dark.
Odin
Odin é o mago supremo de vento com a magia máxima Panta Rhei, a magia de vento mais poderosa do jogo, e ele é um persona focado em magia, então se preocupe mais com as habilidades mágicas dele. Ele ganha naturalmente Cool Breeze, uma habilidade que recupera 8% dos seus HP e SP, o que já é uma boa ajuda, já que o status de Endurance dele não é dos mais altos.
Como já devem adivinhar, Wind Boost e Amp são obrigatórios. Além deles, Absorb Fire e Repel Light e Dark são boas escolhas.
E ele é o ultimate persona da Emperor Arcana, então você só ganha acesso a ele após completar o social link do Kanji.
Daisoujou
Além das magias elementais, também temos as magias de luz e trevas, que ao contrário das magias elementais, elas têm uma chance de dar hit kill em um inimigo, e caso ela não dê hit kill ela é simplesmente anulada. Essa chance pode ser maior ou menor dependendo se o inimigo é fraco ou não contra luz ou trevas. Daisoujou é o mago da luz definitivo do jogo. Sua magia mais forte é Samsara, uma magia de luz com hit kill praticamente garantido contra os mobs (todos os bosses são resistentes a luz e trevas, não dá pra dar hit kill neles com nenhuma build), tendo 99% de chance de hit kill contra inimigos fracos contra luz e 75% de chance contra inimigos que não são fracos contra luz mas também não têm resistência, tornando o persona um dos mob slayers definitivos do jogo. Além do Samsara, você só precisa se preocupar em colocar Repel Dark pra evitar um hit kill.
O foco dele é magia, então você pode completar os espaçoes restantes com magias que estão fazendo falta na party. Eu gosto de colocar algumas magias de buff como Marakukaja, Marakunda, Masukukaja e Dekaja, mas isso fica a seu critério.
Alice
Assim como Daisoujou, Alice é a outra mob slayer definitiva do jogo. Sua magia mais forte é Die for Me!, o ataque de trevas com hit kill garantido nas mesmas chances do Samsara. Além dele, coloque Repel Light. O foco dela é magia, então você pode aproveitar os espaços restantes com magias que estejam fazendo falta. Como eu encarrego o Daisoujou com os buffs, eu deixo ela com os debuffs e coloco magias como Matarunda, Marakunda, Masukunda e Dekaja.
Ah, e ela é o ultimate persona da Death arcana, então você vai precisar completar o social link da Hisano pra pegar ela.
Shiva
Um dos personas preferidos de muita gente, Shiva é focado em habilidades físicas e possui Strenght e Endurance bem altos, o que o permite bater e tankar muito competentemente, e como podem ver na imagem acima, se você tiver tempo e paciência para farmar, ele pode maximizar todos os status. Mas o que o torna único é a sua habilidade exclusiva, Pralaya, uma habilidade de dano físico que dá dano severo em todos os inimigos na tela e pode até dar hit kill em vários deles. Bem forte, não acha?
Shiva não tem fraquezas elementais e só precisa de Repel Light e Dark. Além delas, eu gosto de colocar neles habilidades pra fortalecer o ataque e o tank, como Victory Cry, Enduring Soul, Absorb Physical, Regenerate 3 e Arms Master, que corta o custo de todos os ataques físicos pela metade.
E como ele é o ultimate persona da Tower Arcana, é preciso terminar o social link do aluno particular pra liberar ele.
Kaguya
O grande diferencial da Kaguya é a sua flexibilidade mágica. O status de Magic dela é bem alto, o que lhe confere um poder de fogo mágico excelente. Em adição a isso, ela ganha a maioria das magias elementais do jogo, sendo muito útil pra derrubar inimigos e suprir os elementos que fazem falta na party, principalmente porque além das magias elementais ela também ganha Spell Master, que corta o custo de todas as magias pela metade. Bem útil, não acha? Ela também ganha Mahamaon e Hama Boost naturalmente e pode ajudar com magias de luz.
Além disso, ela só tem fraqueza contra fogo, então você só precisa se preocupar em anular isso.
Aliás, ela é o ultimate persona da Aeon arcana, então você precisa completar o social link da Marie primeiro.
Beelzebub
Beelzebub é um persona bem flexível e que ganha habilidades físicas e mágicas muito boas e, por conta disso, consegue se sair bem na maioria das situações. Ele ganha Primal Force e Megidolaon naturalmente, duas das habilidades mais fortes do jogo, além de já começar com Agidyne, Mabufudyne e Mind Charge, todas habilidades ótimas, mas não tão essenciais assim na build dele.
Você só precisa se preocupar em colocar Repel Light para deixar ele sem fraquezas. Se quiser deixar ele bem tank, só vai precisar de mais Absorb Physical e Wind para deixá-lo imune a tudo menos almighty, um tipo especial de ataque que é imbloqueável.
E ele é o ultimate persona da Devil Arcana e só é possível fundí-lo após completar o social link da enfermeira peteca que infelizmente não é uma opção romântica.
Trumpeter
Chegamos a um dos personas que eu mais uso independente da configuração da minha party, Trumpeter, provavelmente a primeira fusão hexagonal que todos os jogadores fazem. Esse aqui é o de facto persona de suporte do jogo. Já possui logo de cara uma habilidade exclusiva de suporte excelente, Debilitate, que dá debuff em TODOS os status do inimigo. Acreditem, isso é útil pra um caralho. Ele também ganha naturalmente Heat Riser, que buffa todos os status de um aliado, o também ajuda muito.
Quanto às habilidades para colocar nele, têm duas obrigatórias, Power Charge e Mind Charge. Lembra que eu falei que não precisa colocar essas duas nos personas que eu falei aqui (exceto pelo Black Frost, porque você pega ele no começo do jogo e vai demorar até você conseguir o Trumpeter)? Pois bem, eu falei isso porque o Trumpeter tem ambas e por isso é inútil gastar espaço de habilidade com elas nos outros personas.
Além dessas, existem várias configurações possíveis. Trumpeter não tem fraquezas elementais e só precisa de mais três espaços pra ficar imune a tudo exceto Almighty, tornando ele um tank EXCELENTE, porém não vai ter espaço para outras habilidades. Por ele ser o melhor persona de suporte do jogo, alguns jogadores gostam de equipar ele com Dekaja e Dekunda, mas assim não sobra espaço pra deixá-lo invulnerável a tudo, mas por outro lado o Yosuke tem Dekaja desde o começo do jogo e se você usar ele na party já pode descartar o Dekaja. Outra coisa é que todas as habilidades do Trumpeter são mágicas e por isso um Spell Master seria mais do que útil, mas talvez não sobre espaço pra ele.
Por isso, resta a você analisar sua party e seu estilo de jogo e ver o que se encaixa melhor pra você.
Helel
Sim, o mesmo persona que pode dar hit kill no boss final de Persona 3 também é um dos mais apelões do 4, embora aqui ele esteja bem mais balanceado. Ele tem três atributos com valores altos, Strenght, Magic e Endurance, o que o torna bom para ataques físicos, mágicos e para tankar, ganha God's Hand, o segundo melhor ataque físico, perdendo só pra Primal Force, ganha Arms Master pra pagar metade do custo das skills físicas, anula três elementos, tem Insta-Heal e não toma debuff, e se você fundir ele usando o Lucifer você ainda pode pegar Victory Cry e ficar de HP cheio depois do fim da luta. CARALHO. Quanta coisa esse FDP ganha, por isso ele é tão apelão. E eu ainda nem cheguei no principal. A ultimate skill dele é Morning Star, uma magia de Almighty que é simplesmente considerada A MELHOR MAGIA DO JOGO INTEIRO, PQP. É só fundir e pronto, você tem uma bomba atômica ambulante!
Como vocês já devem ter percebido, dá pra você fazer uma caralhada de build com ele, mas só dá pra você fazer uma. Eu pessoalmente gosto de focar ele na magia e gastar o resto em habilidade de tank, já que existem personas melhores pra dano físico. Eu equipo ele com Morning Star, Absorb Wind pra eliminar a fraqueza dele, Victory Cry, e gasto as outras habilidades dele com resistência elemental e Enduring Soul se sobrar espaço. Pronto, assim você tem uma bomba atômica super-resistente!
Yoshitsune
Sim, finalmente chegamos no meu persona favorito do jogo inteiro, Yoshitsune. Sério, eu amo esse persona, ele é tranquilamente o persona que eu mais uso sem sombra de dúvida. Ele tem Strenght e Agility bem altos, o que além de garantir um dano físico bem alto ainda permite que você desvie da maioria dos ataques sem muita dificuldade, não tem nenhuma fraqueza elemental, e possui aquela que é DE LONGE a melhor habilidade de ataque do jogo inteiro, sua habilidade exclusiva, Hassou Tobi. O que ela faz? Bem, ela simplesmente lança OITO ATAQUES EM TODOS OS INIMIGOS. Você entendeu? OITO. FUCKING. ATAQUES. EM T-O-D-O-S. OS INIMIGOS. C-A-R-A-L-E-O. SÓ CARALEO. Oito ataques velho, você faz noção do quanto é isso? É hit kill garantida em todos os inimigos, só isso. Equipe essa habilidade, use Power Charge pra dobrar o dano, recoste-se e deleite-se enquanto assiste seus inimigos serem destroçados e solte uma risada maligna. O jogo vai ficar muito mais fácil depois que você equipar essa skill, só digo isso. E como a imagem mostra, com tempo e farm ele pode maximizar todos os status.
As outras habilidades dele são nem são tão necessárias, já que o Hassou Tobi é quebrado pra cacete. Eu geralmente equipo ele com Arms Master, Enduring Soul, Repel Dark e Ali Dance, que dobra a evasão dele pra qualquer tipo de ataque. Se sobra espaço, eu gasto com resistência elemental.
Izanagi-no-Okami
Chegamos ao persona mais poderoso do jogo sem dúvida, mas que infelizmente vem com uma desvantagem que atrapalha bastante, Izanagi-no-Okami, o ultimate persona do protagonista. A desvantagem a que me refiro é que ele é o último persona que você vai fundir e você ainda precisa estar no nível 91 pra fazer essa fusão, por isso você só vai conseguir fundir ele nas horas finais do jogo e nem vai aproveitar ele direito. E pra fundir ele já é um baita rolê. Primeiro, ele vem por uma fusão dodecagonal, e você precisa de DOZE personas pra fundir ele. E pra liberar essa fusão, você precisa zerar o jogo uma vez, pegar o final verdadeiro, fazer um New Game+ e ir em direção ao final verdadeiro de novo. Além disso, a arcana dele é a World, da qual ele é o único persona e não tem nenhum social link, impedindo qualquer transferência de XP adicional. E não dá pra registrar ele no compêndio, então não dá pra pegar ele nem com New Game+, você vai precisar fundir ele de novo se for jogar de novo.
Ele possui todos os status altos, é resistente contra todos os elementos (exceto luz e trevas, e ele não ganha habilidade pra resistir isso, o que é outra desvantagem), e todas as skills dele são pré-definidase você não pode usar skill cards nele. Ele ganha Megidolaon, Mind Charge, Victory Cry, Angelic Grace (dobra evasão contra magias) e todas as magias elementais. Sua principal utilidade é que ele é muito bom na batalha da Margaret devido a sua ampla gama de habilidades.
E chegamos ao fim da lista. Concorda com as minhas colocações ou tem algum outro persona que você prefere usar? Ou tem algum persona da lista que você não goste muito de usar? Ou você é uma sósia da Mary Jane e quer me mandar nudes?Aceito qualquer uma das opções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário